Linha do Tempo

PuGLiSi - Gol 2.0 GTI 16v GIII

NOVO TÓPICO: Luz de pressão de óleo acendendo
Recebi um email do Wagner com a seguinte situação, espero que ajude os GTIzeiros.

"Prezados srs!

Quero fazer um comentário que pode ajudar os demais proprietários do Gol Gti 16V. Também sou feliz proprietário de um GOL GTI 16V ANO 2000. Recentemente fiz a troca de óleo do motor, foi trocado também o filtro de óleo. O óleo colocado foi o 15W40 100% sintético. Depois de 500 Km rodados começou a indicar no computador de bordo falta de pressão do óleo, inclusive dando apito característico de alerta que conhecemos. Como estava em auto-estrada não parei o carro, pois não era o tempo todo que acusava falha. Acima de 2500 RPM normalizava, voltando a acusar falha sempre entre 2000 a 2500 RPM no computador de bordo. Levei em vários mecânicos e as opiniões se divergiam, o problema poderia ser um simples interruptor de 0,25 BAR com mal contato ou mais grave, isto é, a parte móvel (peças do virabrequim com folga excessiva fazendo perder pressão de óleo). Fizemos por partes, foi trocado o interruptor de 0,25 BAR, não deu certo, trocamos outro interruptor de 1,6 a 2,0 BAR, não deu certo, depois foi trocado a válvula de alívio que fica no interior do trocador de calor do óleo, como não deu certo, supomos que era a bomba de óleo cansada, trocamos a velha por outra original nova. Nada. O mecânico disse que não tem outra solução senão abrir o motor e trocar as peças móveis gastas que podem estar apresentando folgas. Logicamente isso me custaria muito caro. Antes disso achei loucura pensar que poderia ser problema no filtro, mas mesmo assim solicitei ao mecânico trocar o filtro por outro. O filtro que estava no motor era de 04 furos em formato D, pequeno, que tem formato de porca sextavado na ponta, retiramos e colocamos outro, também original, mas de 08 furos e copo um pouco maior que o anterior que para apertar usa-se corrente. Com o filtro anterior, o interruptor de 1,6 a 2,0 BAR fechava contato com 2500 RPM no multiteste, enquanto esse de 08 furos o interruptor fechava já em 1100 RPM. Dá impressão que o filtro anterior limitava vazão de óleo provocando pressão baixa. Como sabemos que o computador de bordo faz leitura quando está acima de 2000 RPM sendo que abaixo disso não acusa falha devido não fazer leitura, então pensamos que o problema era esse mesmo, o filtro segurava o fluxo de óleo dando pressão baixa. Enfim, depois da troca do filtro parou de acusar falha de pressão no computador de bordo. Como o filtro atual tem mais volume, tivemos que trocar o óleo novamente, porém desta vez colocamos o 5W40 também 100% sintético. Esse carro tenho desde 2004 e pela primeira vez aconteceu problema dessa origem, apesar de que esse filtro menor foi a primeira vez que um outro mecânico colocou.

Ziraldo."

31/05/2014 às 05:36

Weverton laplaca - Ainda não comprei o meu GTI.

Comprei um painel do gti e sempre depois dos 2000rpm ele aparece a luz do óleo mesmo com sensor desligado e passei o vag mas só da para alterar de 1500 a 2500 rpm. Será que o painel está ruim ou e falta do módulo

12/09/2017 às 14:28

Rafael P - Gol 2.0 GTI 16v GIII

Fiquei curioso com um fato: por que nao utilizar o oleo recomendado para o carro, o 10W40? Por ser semi-sintético?

12/09/2017 às 20:04

Weverton laplaca - Ainda não comprei o meu GTI.

Meu amigo poderia testar no seu gol isso? Tipo desligar o plug na cebolinha do óleo e acelerar até 3 mil rpm e ver se avisa no computador de bordo? Pois se avisar vou comprar a celinha original do gti

12/09/2017 às 20:21

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